Vamos apoiar crianças, adolescentes e jovens. Venha com a gente!
O sábio Rei Salomão, inspirado por Deus, escreveu o seguinte: “A sabedoria está clamando, o discernimento ergue a sua voz; nos lugares altos, junto ao caminho, nos cruzamentos ela se coloca; ao lado das portas, à entrada da cidade, portas adentro, ela clama em alta voz: ‘A vocês, homens, eu clamo; a todos levanto a minha voz’.” (Provérbios 8.1-4). Esta mensagem, nos diz que Deus oferece sabedoria o tempo todo, de forma pública, nos diversos caminhos da vida. Esta sabedoria é entendida como o saber de Deus, para realizarmos obras que o glorifiquem ao cumprir o seu propósito em nossa vida e na vida de outros. Em outras palavras: ele oferece ideias para que seus filhos as realizem. Acho que entendemos isto, e a ideia do Chris, a inteligência artificial cristã que estamos propondo é uma destas ofertas de sabedoria de Deus, que ouvimos e na qual decidimos “entrar de cabeça”.
Jesus chamou seus discípulos e lhes deu autoridade para fazer outros discípulos das redondezas e até as maiores distâncias (Mateus 28.18-20). O povo de Jesus tem feito isto ao longo dos anos, e agora se depara com gerações a serem ganhas para Jesus, que reúnem crianças, adolescentes e jovens hiperconectados, gastando um tempo importante com dispositivos móveis, usando suas telas para navegar, cultivar relacionamentos, trabalhar e se entreter. Neste mundo hiperconectado nos perguntamos como fazer para levar esta turma a viver um relacionamento pessoal com Jesus, adotar valores cristãos para sua vida, e descobrir o sentido para a vida – viver o que Deus deseja para si. Aí entra o Chris. E a gente sabe que isto vem de Deus, é o chamado que recebemos dEle, e estamos determinados a cumpri-lo. Vem com a gente!
De uma amizade e irmandade que já vai pra lá de 30 anos, o Belletti já trabalhava com o Douglas na Seeds Design Estratégico, quando (em 2019) perceberam que a Inteligência Artificial tem uma coisa que as outras ferramentas de comunicação do evangelho não tem: a capacidade de considerar, mediante critérios, como está o relacionamento de uma pessoa com Deus e incentivar um crescimento nesta jornada. Entendemos que estes critérios seriam encontrados por meio do uso da Escala de Engel (veja aqui)
Quando levamos a ideia ao Rufo, um especialista na área de IA, ele não se abalou: “É tecnicamente possível sim!”. A partir daí começou a busca por estruturar e tirar a ideia do papel. Infelizmente veio a pandemia de Covid e os sonhos precisaram ser colocados em modo de espera. Mas daquele encontro com o Rufo formamos o que chamamos de “núcleo duro” do Chris. Estamos determinados a fazer desta ideia uma realidade capaz de revolucionar a maneira como atingimos estas novas gerações com o evangelho, estamos comprometidos a guardar o propósito e a missão.
A Seeds Design, a qual é a nossa empresa de branding e marketing, entra para ser o suporte existencial e fiscal do Projeto Chris. Além de ceder o ambiente de pessoa jurídica, também será responsável pela realização de toda a estratégia de comunicação e marketing, para tornar o Chris presente em todos os lugares.
Em uma etapa a frente, as igrejas serão chamadas para fazer parte deste time, no papel de apoiadoras e discipuladores, no processo de crescimento e integração desta galera que virá a Jesus por meio do Chris.